Exportações e importações da China caem menos que o esperado
Resultado de dezembro superou o de vizinhos asiáticos
PEQUIM – O comércio total da China caiu em dezembro, mas bem menos do que o esperado, com as exportações superando muito de seus parceiros regionais após o país deixar o yuan se depreciar com força, elevando os temores de uma guerra cambial entre as economias asiáticas.
As exportações da China caíram 1,4% ante o ano anterior, segundo dados da Administração Geral de Alfândega divulgados nesta quarta-feira, bem menos do que a expectativa de queda de 8% em pesquisa da Reuters e do declínio de 6,8% de novembro. Também superaram as exportações de vizinhos como Taiwan e Coreia do Sul, destacaram analistas, que ressaltaram o cenário de fraqueza na demanda internacional.
As importações em dezembro caíram 7,6%, recuando pelo 14º mês seguido mas não com tanta força quanto o esperado, possivelmente devido ao fato de as fábricas estocarem petróleo, minério de ferro e outros materiais com a contínua queda dos preços de commodities. Economistas esperavam recuo de 11,5% nas importações, após queda de 8,7% em novembro.
Fonte: O Globo