Notícias

Economia encolheu 0,51% em maio, segundo índice do BC

IBC-Br é o pior desde janeiro deste ano e fica abaixo do esperado

BRASÍLIA – A economia brasileira encolheu 0,51% em maio nas contas do Banco Central. O resultado é o pior desde janeiro deste ano. A expectativa dos economistas do mercado financeiro era que o Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br) ficasse perto de zero com uma leve queda no período.

Os economistas apostavam numa leve queda atividade econômica por causa do desempenho dos índices setoriais. O Bradesco, por exemplo, previa uma retração de 0,1% no mês. As projeções do mercado foram feitas com base nos dados setoriais.

Ontem, o IBGE divulgou que o faturamento do setor de serviços em maio recuou 6,1% frente ao mesmo período do ano anterior — a maior queda para o mês da série histórica, iniciada em 2012. Já na comparação com abril, a baixa foi menor, de 0,1%. No ano, o setor acumula queda de 5,1% e, em 12 meses, de 4,8%.

Já a produção industrial brasileira ficou estável em maio frente a abril, segundo o IBGE. É a primeira vez que a produção industrial registra três meses seguidos sem queda desde 2012, quando a pesquisa teve cinco taxas positivas seguidas entre abril e agosto.

 

Fonte: O Globo

Compartilhe:

Voltar