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Com economia fraca, mais empresas brasileiras abriram filiais no exterior

 

Levantamento da Fundação Dom Cabral mostra que internacionalização avançou 7% em 2014

SÃO PAULO – Em um ano em que o mercado externo mostrou recuperação da crise de 2008 e a economia doméstica perdeu força, a internacionalização das empresas brasileiras cresceu 7% em 2014 (de 22,9% em 2013 para 24,5%). O levantamento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das melhores escolas de negócios da América Latina.

O estudo, que levou em conta 62 empresas com operações internacionais, seja através de subsidiárias ou franquias, mostrou que a Fitesa, empresa líder na indústria de não tecidos para descartáveis higiênicos e médicos, aparece em primeiro lugar com índice de internacionalização de 0,72, numa escala que vai de zero a um. Em segundo lugar, está a construtora Norberto Odebrecht, investigada na Operação Lava-Jato, com índice de internacionalização de 0,64.

Na terceira posição do ranking, aparece a InterCement, líder no mercado de cimento em Portugal, Argentina e Moçambique, com grau de internacionalização de 0,57 e na quarta colocação a Gerdau, com índice de 0,56. A Stefanini ficou em quinto (índice de internacionalização de 0,55), seguida pela Marfrig, com índice de 0,53.

 

Fonte: O Globo

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