Alta do IGP-M desacelera em agosto com alívio em varejo e atacado, diz FGV
Índice, usado para correção de valores de contratos, registra variação positiva de 0,28%
SÃO PAULO – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 0,28% em agosto, comparado ao avanço de 0,69% em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, com perda de fôlego dos preços no varejo e no atacado. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 0,20% em agosto, ante avanço de 0,73% em julho. A desaceleração desse subíndice foi puxada pela perda de ritmo de seus três componentes. O índice de Bens Finais, por exemplo, caiu 0,76%, contra alta de 0,46% no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta para 0,24%, contra 0,60% visto anteriormente, influenciado pela forte desaceleração do grupo Alimentação. Segundo dados da FGV, essa categoria apresentou variação positiva de 0,01% no mês, contra aumento de 0,99% em julho.