À venda, Via Varejo registra prejuízo de R$ 95 milhões em 2016
Vendas em queda e aumento das despesas financeiras levaram às perdas
SÃO PAULO – A Via Varejo, empresa do Grupo Pão de Açúcar que reúne as operações das Casas Bahia e Ponto Frio, informou que teve prejuízo de R$ 95 milhões em 2016 frente a um lucro de R$ 14 milhões em 2016. As informações constam de comunicado divulgado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado de capitais.
De acordo com o comunicado da empresa, o prejuízo foi causado pela queda nas vendas, associada ao aumento dos cutsos fixos da operação. Além disso, diz o texto, maiores despesas financeiras, leve piora na equivalência patrimonial e a consolidação de dois meses da operação on line, que é deficitária, contribuíram para o prejuízo no período.
“O ano de 2016 apresentou um cenário econômico adverso para o setor de bens duráveis. Continuamos com queda nas vendas do setor, com a piora de indicadores como taxa de desemprego, baixa confiança do consumidor e a manutenção da taxa Selic no maior patamar desde 2006”, diz o comunicado da empresa. A Via varejo é líder no varejo multicanal de eletrônicos e móveis do país.
A receita operacional da Via Varejo teve crescimento de de 2,9% para R$ 19,8 bilhões, em função da consolidação do negócio on line no último bimestre do ano. No ano passado, as vendas mesmas lojas recuaram 1,9%. Foram fechadas 47 lojas e abertas apenas oito novas no período. Ao final de 2016, a empresa encerrou com 975 lojas, sendo 223 do Ponto Frio e 752 das Casas Bahia. O resultado líquido financeiro foi uma despesa de R$ 776 milhões, aumento de 23,8% em relação ao ano anterior. O lucro bruto
O diretor presidente da empresa, Peter Estermann, disse que o quarto trimestre foi importante para a empresa, que iniciou o processo de integração dos dos negócios on ine e off line da Via Varejo, além da reestruturação do negócio de móveis. Com a integração a ‘multicanalidade’ já começou a ganhar força, em dezembro e janeiro, disse Estermann, reduzindo custos logísticos e impactando na rentabilidade.
— Começamos a criar uma cultura digital na companhia, que já tem capacidade de experimentar e transformar – diz Estermann.
O grupo francês Casino, dono do GPA, está vendendo sua participação na Via Varejo. Foram contratados os bancos Rothschild, Santander, HSBC e Société Générale para o negócio, segundo informações da Bloomberg. Pelo menos dez grupos, diz a Bloomberg, já teriam se candidatado para conhecer os números da Via Varejo, que tem valor de mercado de cerca de R$ 3 bilhões. A expectativa é que as propostas sejam feitas até março e que o negócio esteja consolidado no primeiro semestre do ano.
Fonte: O Globo