Elie Horn compra hospital e planeja novas aquisições
Elie Horn, fundador da Cyrela e um dos principais empresários do setor de incorporação, montou um fundo “family office”, batizado de Abaporu, para investimento em diversos setores. O primeiro negócio é na área da saúde, com a aquisição do controle do Hospital Vera Cruz, em Campinas, no interior de São Paulo, segundo o Valor apurou.
A aquisição do hospital, cujas negociações estão em fase final, foi feita em parceria com a gestora de private equity Bozano, que tem o economista Paulo Guedes como sócio. A estratégia é que os negócios da Abaporu na área da saúde sejam feitos, preferencialmente, em conjunto com a Bozano. Em 2016, a gestora criou uma holding, com a alemã Bertelsmann, para reunir faculdades e escolas de saúde e cogita-se que a ideia é integrá-la ao novo negócio de hospitais daqui a alguns anos.
Fundado há mais de 70 anos, o grupo Vera Cruz é formado por hospital, clínica, laboratório e um plano de saúde. Em 2015, a receita do hospital Vera Cruz foi de R$ 252,6 milhões e da operadora de convênio médico, R$ 154 milhões. A transação envolveu a compra do controle, e os investidores poderão, mais adiante, ter 100% do negócio.
A Cyrela não participa do capital da Abaporu. Trata-se de diversificação de investimentos de Horn, que além de controlador da segunda maior incorporadora de capital aberto do país e da Cyrela Commercial Properties (CCP), tem participação na empresa de terras agricultáveis Brasil Agro. A aposta do empresário é que, quando a economia brasileira voltar a crescer, haverá mais demanda no setor de saúde. “Há um ano e meio, eu estava buscando oportunidades no setor de saúde”, conta o empresário, que se diz “xereta”. A intenção é que a Abaporu se torne uma companhia de grande porte. “Se Deus quiser, vai ser uma empresa grande”, diz Horn
Fonte: Valor Economico