Ações de infraestrutura devem ganhar força até o fim do ano
O aceno do governo de Michel Temer à iniciativa privada deve impulsionar ações do setor de infraestrutura na Bolsa até o fim do ano, na avaliação de analistas do mercado. Nesse cenário, estão incluídos papéis de empresas ligadas a rodovias e ferrovias, além de portos e aeroportos. A perspectiva para outros setores na Bolsa também é positiva, uma vez que se espera a retomada da economia a partir de 2017.
Neste ano, até agosto, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 33,6%, principalmente por causa das apostas de que a ex-presidente Dilma Rousseff sofreria impeachment. Para o mercado, o Brasil só teria condições de sair da crise econômica a partir da mudança de governo.
O cenário externo, mais favorável a mercados emergentes, como o brasileiro, também contribuiu para esse movimento, incluindo o adiamento da elevação dos juros americanos e a recuperação dos preços do petróleo.
A aposta de analistas é de que a previsibilidade gerada após a definição do impeachment deve atrair capital estrangeiro ou nacional interessado em comprar ativos de empresas do setor de infraestrutura e em participar dos leilões de concessão.
Fonte: Folha de SP