Focus: analistas pioram previsão do PIB deste ano para tombo de 3,20%
Projeções para o ano que vem de atividade econômica, juros e inflação melhoram
RIO – Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) pioraram a previsão para o desempenho da economia neste ano. De acordo com o relatório Focus, em vez de encolher 3,16%, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) deve registrar um tombo de 3,20%. A piora segue o resultado da economia no segundo trimestre, divulgado na quarta-feira passada pelo IBGE e que mostrou uma queda de 0,6% frente aos três meses imediatamente anteriores.
Por outro lado, as perspectivas para o ano que vem melhoraram. A pesquisa indicou uma melhora para a projeção do ano que vem, passando de expansão de 1,23% para 1,30%. A previsão para a taxa básica de juros também foi reduzida, ao mesmo tempo em que melhorou tanto o cenário para a inflação.
O recuo de 0,6% no PIB do segundo trimestre foi o sexto resultado trimestral seguido de queda na atividade econômica. Em relação ao segundo trimestre de 2015, a perda foi mais intensa, de 3,8% — a nona seguida. Já o resultado acumulado em 12 meses registrou variação negativa de 4,9% — a maior da série histórica, iniciada em 1996. No primeiro trimestre, a perda tinha sido de 4,7%. No ano, a economia recua 4,6%. Em valores correntes, o PIB atingiu o total de R$ 1,53 trilhão.
De acordo com o levantamento, a inflação deste ano deve ficar em 7,34%, mesmo patamar da semana anterior. Se o IPCA de fato fechar 2016 neste patamar será a segunda vez seguida que ficará acima do teto da meta estabelecida pelo governo. O objetivo do BC é que a taxa este ano fique em 4,5%, podendo variar dois pontos para cima ou para baixo. Em 2015, a inflação ficou em 10,67%.
Fonte: O Globo