Economistas projetam PIB maior e inflação menor em 2017
O mercado elevou a projeção de crescimento econômico no próximo ano e reduziu a previsão para a inflação em 2017, mostram dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Boletim Focus.
A pesquisa semanal do Banco Central com economistas e instituições financeiras elevou de 1,10% para 1,20% a expectativa de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017. Para este ano, a estimativa é de retração de 3,20%, a mesma da pesquisa anterior. Em 2018, o crescimento projetado foi mantido em 2%.
A melhora do cenário para 2017 ocorre após o próprio governo revisar sua projeção de crescimento para o próximo ano, elevando de 1,2% para 1,6%. As estimativas vão servir de base para a elaboração da proposta de Orçamento de 2017, que será entregue ao Congresso até o dia 31 de agosto.
O secretário de Política Econômica da Fazenda, Carlos Hamilton Araújo, citou a melhora de vários indicadores econômicos para revisar a expectativa para o PIB, entre eles a produção industrial, o CDS (uma das medidas de risco-país, que caiu pela metade desde o início do ano) e a confiança de investidores e consumidores. A Fazenda também alterou a previsão de retração do PIB neste ano de -3,1% para -3,0%.
Fonte: Folha de SP