Fitch diz que dívida do Brasil diverge cada vez mais da atual nota
A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou que o nível da dívida pública do Brasil está cada vez mais divergente da mediana dos países com nota “BBB”.
Em relatório em que rebaixou a perspectiva da nota soberana para negativa, a agência observa que o peso da dívida subiu para 58,9% do PIB em 2014, ante uma média de 52,8% entre os anos de 2010 e 2013. Segundo a Fitch, a mediana dos países “BBB” é de 40%.
A agência acredita que os déficits do setor público permanecerão elevados em 2015 e 2016 – em média em 5% do PIB – devidos às dificuldades do governo em alcançar as metas de superávit primário e ao aumento do serviço da dívida.
“Além disso, a recessão econômica em 2015 e uma recuperação moderada no próximo ano vai continuar a colocar pressão ascendente sobre a trajetória da dívida do governo central, mesmo sob a suposição de que o Tesouro brasileiro não vai ceder empréstimos adicionais para o BNDES”, acrescenta.
A performance abaixo do esperado da economia, a dificuldade na implementação de medidas fiscais em tempo hábil e a materialização de passivos contingentes representam riscos descendentes para a dinâmica da dívida do governo, diz a Fitch.
Fonte: Valor Econômico