Ciclo de reindustrialização do país já começou, afirma secretário
Segundo Carlos Da Costa, participação no PIB deve crescer 1 ponto neste ano, depois de uma trajetória de queda desde os anos 1980
O ciclo de reindustrialização da economia brasileira já começou, disse ontem o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa. A participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar um ponto percentual neste ano, depois de uma trajetória de queda desde os anos 1980.
Contribuíram para esse resultado medidas de desburocratização adotadas ao longo deste ano, segundo o secretário. “E aquilo que tem atrapalhado a indústria ao longo dos anos, como juros altos, câmbio apreciado e falta de previsibilidade, já teve melhora significativa”, afirmou.
A avaliação foi feita após uma reunião com parlamentares e representantes de setores da indústria em que se discutiu um plano para combater o chamado custo Brasil. Ele foi estimado em R$ 1,5 trilhão, ou 22% do Produto Interno Bruto (PIB), num estudo elaborado a pedido do governo, do qual participaram entidades do setor produtivo e governo.
Na conversa com empresários, Da Costa concordou com a ideia de se estabelecerem metas para o avanço de medidas que ataquem os motivos desse custo. “Recomendo que estudem para ver quais são as principais alavancas, para termos uma agenda com o Congresso Nacional e atacar a agenda naqueles pontos com maior impacto na redução do custo Brasil”, disse. Segundo o secretário, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está convencida que essa agenda deve ser acelerada em 2020.
Fonte: Valor Econômico