Notícias

Vida vai ficar melhor sem o rotativo do cartão

Finalmente, uma boa notícia. O rotativo do cartão de crédito está com os dias contados. O Conselho Monetário Nacional aprovou uma norma que vai alterar drasticamente os hábitos de consumo de pessoas viciadas em compras no cartão de crédito. O rotativo, limitado a 30 dias, será obrigatoriamente substituído por outra modalidade de crédito, mais barata.

Mais barata quanto? Para pagar como? O governo não regulamentou esse ponto, e haverá livre negociação entre o cliente e o banco.

O parcelamento do cartão de crédito já é oferecido e, embora seja bem mais barato do que o rotativo, ainda é muito caro. Não aceite a primeira oferta que receber. Ela tende a ser melhor para o banco do que para você. Uma oferta padrão não leva em conta a capacidade de pagamento de cada cliente. Os bons pagadores acabam pagando mais para compensar os que não pagam.

Nem pense em usar o limite do cheque especial para pagar o cartão! O cheque especial também é rotativo. Mas, afinal, o que é o crédito rotativo? Um limite de crédito pré-aprovado que você não precisa pedir e pode usar quando quiser, pelo prazo que bem entender. Não tem vencimento. Você pode pagar daqui a alguns meses, ou um pouco por mês, do jeito que for melhor para você.

 

Fonte: Folha SP

Compartilhe:

Voltar