Notícias

Menos demissões e confiança maior sinalizam retomada

Especialistas acreditam que conclusão do processo de impeachment dará mais fôlego para a economia

BRASÍLIA – Menos demissões e mais confiança, associados a uma redução das taxas de juros futuros, sinalizam que o pior da crise econômica já pode ter passado. Economistas e integrantes do governo ouvidos pelo GLOBO afirmam que os sinais são acanhados, mas animadores, e tendem a melhorar a partir da conclusão do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Isso porque haverá mais estabilidade política para atrair investidores que hoje estão em compasso de espera para apostar no Brasil.

— No primeiro trimestre de 2016, era comum ouvir do mercado que as coisas no Brasil ainda iriam piorar muito antes de melhorar. Os economistas ainda buscavam o fundo do poço. Havia uma sensação de que o mundo iria acabar, o que deixava as pessoas e as empresas na defensiva. Agora, o sinal mudou — afirmou um integrante do Ministério da Fazenda.

Tanto que, embora o governo projete para 2017 um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,2%, os técnicos, reservadamente, afirmam que o número será maior:

— Fizemos uma projeção prudente para 2017, de crescimento de 1,2%, mas possivelmente vamos rever esse número para cima nos próximos meses. Ao longo do tempo, a incerteza política vai diminuindo — disse o interlocutor da Fazenda.

 

 

 

Fonte: O Globo

Compartilhe:

Voltar